top of page

Especialidades

Psicoterapia para crianças e adolescentes

A psicoterapia para crianças e adolescentes trabalha questões como a compreensão das emoções, manejo de habilidades sociais, melhora no rendimento escolar, questões comportamentais, fortalecimento da autoestima, vínculo com a família e amigos, luto, entre muitas outras. Tudo isso é realizado através de uma avaliação e técnicas criadas e adaptadas especialmente para esse público. Realizo atendimento para crianças somente na modalidade presencial na Zona Sul do Rio de Janeiro, nos bairros Ipanema e Copacabana, e para adolescentes realizo sessões tanto na modalidade presencial, quanto na modalidade online.

Terapia Cognitivo-Comportamental

Trabalho com a abordagem Cognitivo-Comportamental, que é uma das mais conhecidas na área da Psicologia, além de ser a abordagem com mais evidências científicas que comprovam a sua eficácia.

Atualmente sou Pós-graduanda no curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na PUC-Rio.

Saiba mais sobre a abordagem Cognitivo-Comportamental abaixo.

Minha Abordagem:
A Terapia Cognitivo-Comportamental

Existem uma série de abordagens dentro da Psicologia, entre elas temos a Terapia Cognitivo-Comportamental e suas derivadas. Todas as abordagens dentro da Psicologia têm a sua importância e auxiliam o paciente a alcançar uma melhor saúde mental e funcionamento. Porém, dependendo da abordagem, a estrutura e o andamento da sessão serão bem diferentes, e é por isso que é recomendado procurar um profissional com quem você se identifique, tanto com o estilo terapêutico dele, quanto com a abordagem que ele trabalha.

Dito isso, não existe abordagem "certa ou errada", todas têm a sua função, e o paciente irá escolher a abordagem que se identificar mais.

Eu escolhi trabalhar com a abordagem Cognitivo-Comportamental pois, para mim, tanto como paciente quanto como profissional, foi a abordagem que mais fez sentido e que promoveu uma melhora na minha saúde mental e no meu funcionamento. Além disso, a Terapia Cognitvo-Comportamental e as novas abordagens derivadas dela estão no grupo que chamamos de "abordagens terapêuticas baseadas em evidências", ou seja, têm sua eficácia comprovada cientificamente, entregando excelentes resultados e sendo algumas das abordagens mais utilizadas no mundo todo.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), como o próprio nome diz, trabalha a cognição, ou seja, os pensamentos, e o comportamento do indivíduo. Na TCC, entendemos que a maneira como interpretamos uma situação é o que gera uma resposta, e não a situação em si. Para a TCC, situação, pensamentos, emoções e comportamentos estão interligados. Logo, ao modificar a forma como interpretamos uma situação, temos reações físicas e emocionais diferentes.

Utilizando técnicas como a psicoeducação, reestruturação de pensamentos disfuncionais, enfraquecimento de crenças disfuncionais, exposição, entre outras, a TCC trabalha as questões trazidas, de forma colaborativa entre o psicólogo e o paciente, proporcionando uma melhor qualidade de vida para o paciente, melhorando a sua saúde mental e o seu funcionamento.

​​

Minha Abordgem

© 2025 por Beatriz Moraes.

bottom of page